Colecistectomia: cirurgia da vesícula

cirurgião explicando sobre a colecistectomia: cirurgia da vesícula

O que é a Colecistectomia?

A colecistectomia é a cirurgia da vesícula, sendo realizada  a remoção da vesícula biliar.

É indicada em casos de:

  • Colecistite, uma inflamação da vesícula biliar, que pode ser causada por cálculos
  • Colelitíase, popularmente conhecida como “pedras na vesícula
  • Pólipos, Tumores na vesícula biliar

A colecistectomia é o método de tratamento mais comum e eficaz para a colecistite e colelitíase. A cirurgia é relativamente rápida, durando em média 45 minutos, e a recuperação é simples. A remoção da vesícula biliar não interfere na qualidade de vida do paciente, pois o fígado continua a produzir a bile.

Quais as técnicas cirúrgica disponíveis?

  • Colecistectomia aberta. É  realizada com uma incisão que varia de 10 a 30 cm. O paciente permanece internado em média 3 dias e necessita de um tempo de recuperação de cerca de 30 dias para retornar às suas atividades físicas.
  • Colecistectomia videolaparoscópica. São feitas quatro punções, em uma delas entra um  sistema ótico conectado a uma microcâmera e a vesícula é retirada por um  desses orifícios. A recuperação é mais rápida e o paciente geralmente      apresenta menos dor no pós-operatório. Hoje em dia este é o tratamento de escolha para a maioria dos pacientes.

Como é a cirurgia?

A cirurgia de pedra na vesícula também é chamada de colecistectomia e é realizada pela técnica de laparoscopia. A laparoscopia é um procedimento minimamente invasivo em que a cirurgia é filmada com uma câmera de vídeo enquanto o cirurgião usa pinças específicas para retirar a vesícula. Muitas vezes essa técnica é confundida com “cirurgia a laser”, mas nenhum raio laser é emitido no paciente.

Como é o preparo para a cirurgia?

Para essa cirurgia o paciente precisa ficar em jejum por pelo menos 8 horas e internar cerca de 2 horas antes do horário da cirurgia. De uma forma geral a cirurgia é tranquila, não dura mais do que 2 horas. Se a recuperação após a cirurgia for rápida, o paciente pode receber alta no mesmo dia.

Como é a recuperação pós cirúrgica?

Durante a recuperação em casa o paciente deve manter repouso por 1 semana, evitando esforço físico e dirigir. Trabalho de escritório pode ser realizado sem restrições.

Após a retirada da vesícula os pacientes passam por um período de adaptação sistema digestivo. Nesse período pode haver dificuldade na digestão de alimentos gordurosos. Alguns pacientes ficam com sensação de estufamento após as refeições, outros podem ter diarréias.